AMOR Pr. Elias Pessoa: João Batista o escolhido para apregoar o messias

quarta-feira, 15 de maio de 2013

João Batista o escolhido para apregoar o messias


                                                      João Batista o escolhido para apregoar o messias


O homem enviado por Deus para apregoar a chegada do Messias teve uma carreira de pouca duração, mas de grande impacto. João Batista pregou uma mensagem de arrependimento e da vinda do reino dos céus
(Mateus 3:2)
2  E dizendo: Arrependei-vos, porque é chegado o reino dos céus.
A mais de dois mil anos depois, muita gente ler a Bíblia ainda lutam para compreender qual o papel do batismo que João pregava. Para que serviu este batismo? Vamos ver alguns fatos relatados nas Escrituras.                                                      João pregou "batismo de arrependimento para remissão de pecados"                                                                        




(Marcos 1:4;) 4  Apareceu João batizando no deserto, e pregando o batismo de arrependimento, para remissão dos pecados.                                                                                                                                                                         (Lucas 3:3) 3  E percorreu toda a terra ao redor do Jordão, pregando o batismo de arrependimento, para o perdão dos pecados;                                                                                                                                   
E realizava estas missão nas águas do rio Jordão
(Marcos 1:5;)  5 E toda a província da Judéia e os de Jerusalém iam ter com ele; e todos eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os seus pecados.



(João 1:28;) 28  Estas coisas aconteceram em Betânia, do outro lado do Jordão, onde João estava batizando.
(João 3:23). 23  Ora, João batizava também em Enom, junto a Salim, porque havia ali muitas águas; e vinham ali, e eram batizados.


À primeira vista, o batismo de João parece igual ao batismo ensinado e praticado pelos discípulos de Cristo a partir do dia de Pentecostes. Conforme Jesus mandou eles pregavam o arrependimento e o batismo para a remissão dos pecados
(Marcos 16:16) 16  Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.                      (Atos 2:38) 38  E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pecados; e recebereis o dom do Espírito Santo;
(Atos 10:48) 48  E mandou que fossem batizados em nome do SENHOR. Então rogaram-lhe que ficasse com eles por alguns dias.
(Atos 22:16) 16  E agora por que te deténs? Levanta-te, e batiza-te, e lava os teus pecados, invocando o nome do Senhor.

Mas alguns acontecimentos em Éfeso mostram uma diferença. Quando Apolo pregou sobre Jesus "conhecendo apenas o batismo de João", Áquila e Priscila esclareceram este ponto                                                                                                  (Atos 18:24-26) 24  E chegou a Éfeso um certo judeu chamado Apolo, natural de Alexandria, homem eloqüente e poderoso nas Escrituras.
25  Este era instruído no caminho do Senhor e, fervoroso de espírito, falava e ensinava diligentemente as coisas do SENHOR, conhecendo somente o batismo de João.
26  Ele começou a falar ousadamente na sinagoga; e, quando o ouviram Priscila e Áqüila, o levaram consigo e lhe declararam mais precisamente o caminho de Deus.                                                                             Logo depois, Paulo ensinou algumas pessoas na mesma cidade – provavelmente pessoas que foram batizadas por causa do ensinamento anterior de Apolo – que precisavam ser batizadas novamente pela autorização do Senhor Jesus                   
 (Atos 19:1-7) 1  E SUCEDEU que, enquanto Apolo estava em Corinto, Paulo, tendo passado por todas as regiões superiores, chegou a Éfeso; e achando ali alguns discípulos,
2  Disse-lhes: Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? E eles disseram-lhe: Nós nem ainda ouvimos que haja Espírito Santo.
3  Perguntou-lhes, então: Em que sois batizados então? E eles disseram: No batismo de João.
4  Mas Paulo disse: Certamente João batizou com o batismo do arrependimento, dizendo ao povo que cresse no que após ele havia de vir, isto é, em Jesus Cristo.
5  E os que ouviram foram batizados em nome do Senhor Jesus.
6  E, impondo-lhes Paulo as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo; e falavam línguas, e profetizavam.
7  E estes eram, ao todo, uns doze homens.
 Depois da morte de Jesus e a vinda do Espírito Santo no dia de Pentecostes, o batismo de João não tinha mais validade.  Estes fatos nos lembram da importância do único sacrifício eficaz feito por Jesus Cristo.
Lembre-se A eficácia verdadeira dos sacrifícios dependia do sangue de Jesus que seria oferecido na cruz.
O batismo de João olhava para o futuro, o sacrifício que Jesus faria na cruz poucos anos depois.
Uma vez que Jesus morreu pelos nossos pecados, nem o sangue de animais nem o batismo de João servem para alcançar o perdão. Marcos diz "Quem crer e for batizado será salvo" (Marcos 16:16).

Pastor Elias Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário